Carlos nasceu em 23 de maio de 1927 em Tietê/SP. É advogado militante da Comarca de Franca/SP e Membro da Academia Francana de Letras.
Apresenta dois poemas sendo o primeiro caracterizado como canção, compara a palavra tambor ao coração do negro, parece uma canção de esperança convoca os irmãos para lutar lado à lado. O poema Zumbi retrata negros (inclusive o eu-lírico) como descendentes de Zumbi, mas não só os negros, cita também os pobres e todos os aflitos.
Esse Blog foi criado para você que acha obras literárias uma chatice, mas precisa delas pra passar no vestibular e na escola. Confira: resumos, atualizações, interpretações e muito mais das obras literárias mais importantes e difíceis. Veja que literatura não é um bicho de sete cabeças, afinal a Literatura é Moderna!
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Abelardo Rodrigues!
Abelardo Rodrigues é paulista, nasceu em 1952 e foi um dos co-fundadores do Quilombhoje!
Os dois poemas apresentados (Garganta e Zumbi) demonstram a vida sofrida que o negro possuia na escravidão. No último poema apresenta um elogio a criação do dia 20 de novembro onde caracteriza o dia como "uma canção guerreira". Segue a baixo um dos poemas de Abelardo:
ZUMBI
As palavras estão como cercas
em nossos braços
Precisamos delas.
Não de ouro,
mas da Noite
do silêncio no grito
em mão feito lança
na voz feito barco
no barco feito nós
no nós feito eu.
No feto
Sim,
20 de novembro
é uma canção
guerreira.
Assinar:
Postagens (Atom)